Páginas

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Cadastramento do Bolsa Família é retomado em Pindaí


Na última semana, a Secretaria de Ação Social de Pindaí retomou o processo de cadastramento do Bolsa Família, Programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. Além de cadastrar novos beneficiários, a Secretaria está realizando a atualização dos antigos cadastros.
Por questões técnicas, o atendimento do Bolsa Família no município ficou suspenso durante 45 dias. Assim, nesse período de normalização do atendimento, para evitar tumulto e filas, a gestão municipal do Programa explica que o cadastramento foi retomado e ele terá sequência ao longo de todo o ano. "Como a realização dos cadastros ficou paralisada por um período, a demanda para efetivar o cadastramento está grande. Por isso, estamos realizando o atendimento por meio de senhas", afirma Celeide Guimarães, gestora do Bolsa Família de Pindaí.

O cadastramento

Para realizar  o cadastro, as famílias, que fazem parte do perfil atendido pelo Bolsa Família, devem apresentar documento de identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Título de Eleitor de todos os membros adultos e certidão de nascimento dos filhos de 0 a 17 anos. E, no caso de famílias que têm crianças em idade escolar, também é necessário a declaração da escola na qual estejam efetivamente estudando.
No entanto, o simples cadastramento não significa que a família já está incluída no Programa. Após a realização do cadastro, as informações são passadas para o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), instituição responsável por selecionar as famílias que serão atendidas pelo Bolsa Família. Entre o cadastramento e o início do recebimento do benefício, o prazo pode ser de três meses até um ano.
Já a atualização dos cadastros antigos está acontecendo de acordo com o número final do cartão do benefício e segue a seguinte ordem: 1 e 2 em fevereiro, 3 em março, 4 em abril, 5 em maio, 6 em junho, 7 em julho, 8 em agosto, 9 em setembro e 0 em outubro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário