Páginas

domingo, 14 de abril de 2013

Anterinho das Umburanas

Devido suas raizes Antero Alves de Oliveira conhecido Anterinho das Umburanas.Desde muito cedo revelou uma criança muito inteligente,com Dons de liderança, autoridade e solidariedade e já gostava de proteger os mais carentes e resolver seus problemas.
O ano de 1939 foi marcado pelas secas prolongadas e a fome assolou o Brasil, como um todo.Nesse período foi fundamental a ajuda prestada por Anterinho aos pobres da região, que padeciam de todo tipo de sofrimento.Ele não mediu esforços em doar alimentos outros donativos e assistência social a esse povo carente.Ouvindo o apelo a população, com atitude de autonomia, dirigiu-se a um candidato a deputado, concedendo-lhe uma votação expressiva, consenguindo como recompensa a primeira Escola Rural de Guirapá, sua construção, mobiliário, instalação e funcionamento com a chegada da professora Maria Leocina de Carvalho, de Caetité, abrindo-se as portas da Educação para o Distrito de Guirapá. Grandes avanços foram registrados. Mais tarde, através do deputado Mnoel Novais, conseguiu o serviço de abastecimento de água de Guirapá e a seguir a abertura da estrada que representa a divisa de Guanambi a Caculé,constituindo obras de grandes destaques, até então descontente com as mudanças territoriais recentes. Apesar dessas atitudes políticas, Antero Alves meu inesquecível Avô nunca pleiteou nenhum cargo nessa esfera, era apenas um chefe exemplar de família, destemido em suas ações. A partir daí ele delegou atribuições políticas a seu genro Francisco Teixeira Cotrim, tendo esse exercido dois pleitos o cargo de prefeito municipal de Pindaí. Idoso e adoentado
veio a falecer, mas, realizado e feliz, dentro de premissas do lema de sua vida:"Viver para os outros não é tão somente a lei do dever, mas tambem da felicidade. Hoje o que falta nos homens é AUTONOMIA ,DETERMINAÇÃO, VERDADE E AÇÃO.
 Por Nilma Cotrim
do Grupo "Guirapá não é fim de mundo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário